AEE

AEE
A Sala de Recursos Multifuncionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Ana Vieira Pinheiro é um espaço onde o AEE- Atendimento Educacional Especializado acontece considerando as necessidades específicas do aluno para complementar e/ou suplementar a sua formação, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que favorecem a inclusão e eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, fortalecendo sua autonomia na escola e fora dela.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Síndrome de Moebius


Semana passada estava em um curso com a professora Ana Cláudia Queiroz quando foi mencionado a Sindrome de Moebius. Nunca tinha ouvido falar por isso, apesar de ter nos dado algumas informações, fui pesquisar. Deixo aqui o resultado dessa pesquisa para que possam também ter conhecimento do que se trata.



A síndrome de Moebius é um distúrbio neurológico extremamente grave. Decorre do desenvolvimento anormal dos nervos cranianos e possui como principal característica a perda total ou parcial dos movimentos dos músculos da face, responsáveis pelas expressões e pela motricidade ocular.

Esta problemática dificilmente é detectada nos exames pré-natais pois as medições feitas ao crânio da criança encontram-se, normalmente, dentro dos parâmetros normais.



Os Moebius podem, ao longo da vida, recuperar um pouco através da terapia ocupacional, fonoterapia, fisioterapia, cirurgias correctivas (ortopedia e estrabismo). No entanto, esta é uma síndrome que não tem cura.

Os bebés nascem normalmente com uma fenda no palato o que desenvolve algumas complicações ao nível da alimentação e da fala.



 Fonte: Wikipédia

16 comentários:

  1. Oi meu nome e Ranmes eu sou portador da sindrome de moebius. Se quiser entra em contato meu facebook E Ranmes De Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ranmes estou com um aluno portador de moebius ele tem 11 anos gostaria de saber se vc pode me ajudar indicando qual tipo de atividade posso trabalhar com ele

      Excluir
    2. Oi Ranmes estou com um aluno portador de moebius ele tem 11 anos gostaria de saber se vc pode me ajudar indicando qual tipo de atividade posso trabalhar com ele

      Excluir
  2. oi meu nome é priscylla souza lopes, sou portadora da síndrome de moebius convivo com a síndrome a 22 anos desde que nasci
    graças a deus eu convivo com esse problema numa boa levo no humor quando sou indagada poruqe sua boca é assim por pessoas ou por ter que comer em público e as pessoas olha para vc pois as vezes peciso do auxílio das mãos para comer eu aprendi a conviver com por mais que as vezes é uito constrangedor eu aprendi a viver e aceitar o meu problema e viver não deixar de sorrir não deixar de comer perto de pessoas por vergonha viver com alegria aprendi a ser eu mesma a me valorizar e exigir respeito e graças a deus eu tenho pessoas que me amam e me apoiam deixo essa mensagem para mães para essas pessoas com o mesmo problema do que eu falo pra mães não se sentirem culpadas por seus filhos terem essa paralisia mostre ao seu filho que ele é capaz de superar que ele vai conseguir passar por dificuldades não é fácil mais com amor e carinho nós conseguiremos vencer eu achava que era só eu que tinha esse problema vejo que mitas pessoas tem e que dão a volta por cima e leva a vida como uma pessoa normal e agradeço a deus por ter nascido do jeito que sou muito amada inteligente com alto astral essa é a melhor forma de vc levar a sua síndrome ou qualquer doença que vc tiver sem medo de ser feliz de se incluir na sociedade e ser repeitada poruqe quando vc se dar valor se aceita do jeito que vc é as pessoas te aceitaram ou boa parte delas rssrs brinco que minha boca é exclusiva onde moro ninguem tem levo no humor faça isso tambm leve a vida no humor que fica mais leve beijos abrços a todos que convive com isso deus é contigo amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,trabalho com educação inclusiva e tenho um aluno com sindrome de moebius,alem de paralisia nas pernas,é cadeirante,pela primeira vez este ano estou trabalhando com este aluno.Ja procurei por atividades que possa trabalhar com ele,porem sem sucesso,gostaria que se voce conhece algum site ou alguem que pudesse me ajudar a desenvolver atividades,fico desde ja agradecida.Meu endereço de mail é glaucialagos@hotmail.com.

      Excluir
  3. ola... atualmente estou trabalhando numa escola e tenho um aluno com síndrome de moebius, já procurei algumas atividades para desenvolver em sala, porem não obtive sucesso. ficarei muito agradecida se alguém souber um site que eu possa encontrar algumas atividades para desenvolver em sala. Deixarei meu e-mail para qualquer informação: graciela.presente@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, meu nome é Viviane Fagundes e trabalho com as crianças com necessidades especificas dentro da sala de Recursos Multifuncionais e tenho várias crianças com necessidades especiais, mais especifica com a síndrome de moebius. Gostaria de ajuda em desenvolver atividades pedagógicas para esse tipo de síndrome. Ficarei grata quem poder me ajudar.
    vivianefagundes.rn@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,sou Dagvana e esse ano estou trabalhando com uma criança de 9 anos.Ela tem síndrome de moebius é muito resistente as tarefas.O processo de aprendizagem dela é lento e fico muito angustiada.Gostaria q alguém me desse umas dicas de como trabalhar a resistência da minha aluna.

    ResponderExcluir
  6. meu nome é Aline Arteiro sou pedagoga, esse ano comecei a trabalhar com uma criança com a síndrome de moebius, gostaria de saber atividades pedagógicas que eu possa está passando para essa criança, de já agradeço a atenção. meu email é alinearteiro30@gmail .com , por favor me ajudem, quero muito poder ajudar essa criança, não quero ser apenas mais uma na vida dela, quero fazer a diferença pois sei que ela será capaz de aprender.

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é Raquel, tenho um filho que possui a sindrome de moebius, ele está com 3 anos, temos um grupo no zap para pais e portadores, passe para a mãe dele, somos uma família, trocamos mais que experiência, trocamos amor, existe tb um grupo só com os moebius adolescents, segue meu zap: 24 988076889

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me coloca nesse grupo. Eu tenho um filho de dois anos que tem essa síndrome

      Excluir
    2. Me coloca nesse grupo, tenho um netinho com essa síndrome é tudo pra nós ainda é muito novo. 99 81080000 me chamo Paulina e sou do Maranhão

      Excluir
  8. Oi meu nome é Patrícia sou professora tenho um aluno com a síndrome de Moebios ele tem apenas 2 anos, estou precisando de ajuda com relação a atividades para trabalhar com está crianças, fico agradecida se poder mim enviar algumas sugestões.

    ResponderExcluir
  9. ola.sou patricia eu tenho uma bebe de 2 anos com essa sindrome,estou em busca de dicas,quem tiver comente...

    ResponderExcluir
  10. ola.sou patricia eu tenho uma bebe de 2 anos com essa sindrome,estou em busca de dicas,quem tiver comente...

    ResponderExcluir
  11. Tenho um aluno com esta síndrome,tem dificuldade no aprendizado, podem me indicar algum método ou coisa parecida!

    ResponderExcluir

Toda palavra é bem vinda!