A tecnologia assistiva é um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência.
Não deve se voltar unicamente a promover uma habilidade no aluno, fazendo com que ele realize tarefas como as de seus colegas. A TA na educação será o meio pelo qual esse aluno possa fazer do seu jeito e assim ele se tornará ativo no seu processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos.
Dicas de algumas adaptações de jogos e materiais escolares:
-Jogos Variados
Jogos utilizados em sala de aula também podem sofrer adaptações para que o aluno consiga participar com autonomia.
-Quebra-cabeças com velcro.
-Jogos das cores- confeccionados com tampinhas coloridas, caixa de papelão, papel contact, velcro, folhas coloridas e latas revestidas de cores. O aluno brinca fazendo a correspondência das cores e depois pode explorar outros conceitos como quantidades.
-Jogos de Matemáticas-Tampinhas, cartões plastificados,velcro e desafios matemáticos.
-Jogos estimulam a Leitura e Escrita-confeccionados com cubos de madeira,letras em EVA,tampinhas,figuras,impressas,papelão,contact,velcro.
-Escrita
Caso o aluno se canse muito ou não consiga escrever utilizando o lápis ou a caneta, mesmo, adaptados, poderemos pensar em outras soluções para a escrita.
Levando em conta à habilidade de preensão do aluno e também ao seu controle motor.
-Engrossadores de Lápis
Pode ser feito com espuma macia,emborrachados(EVA),Uma bola de borracha encontrada em farmácias e que faz parte do “sugador de leite.
-Podemos confeccionar engrossadores de lápis, pincéis, giz de cera, rolo para pintura e tubo de cola colorida, utilizando esponja
-Durante a escrita ou desenho é comum quebrar a ponta do lápis. Será que é possível meu aluno fazer a ponta de seu lápis se consegue manejar bem somente uma das mãos?
-Manusear o livro -Para melhor visualizar o texto e as gravuras, em alguns casos, é recomendável colocar o livro na altura dos olhos do aluno, com o auxílio do plano inclinado.
-Separador de páginas-Colando feltro adesivo entre uma página e outra.
-Auxílio para virar a página com velcro-Colar um pequeno velcro em cada pé de página do livro e confeccionar uma luva de dedo, com velcro oposto na ponta. O contato do dedo da luva, com o velcro da folha, facilitará a ação de virar a página.
-Tesoura adaptada com arame revestido exige o movimento de fechar a mão.
-Tesoura adaptada com suporte fixo exige somente o movimento de bater.
Fonte:escrito por Eliane Ramos
Olá CRIS!!sugestões marvilhosas...tirei algumas para adaptar para meus alunos...sucesso!
ResponderExcluirum abraço caloroso!
Claudia
Que bom Cláudia, fico feliz em ajudar!
ExcluirUm grande abraço, colega!
Fica com Deus!
Adorei seu blog!
ResponderExcluirCriei a pouco tempo o blog do Setor de Educação Inclusiva do Município de Peruíbe. Espero que consiga deixá-lo tão bem estruturado e alimentado quanto o seu. Parabéns pelo trabalho!
inclusaoperuibe@blogspot.com.br