Os objetos de Aprendizagem são recursos digitais que servem de
ferramenta pedagógica para o professor. Eles são desenvolvidos por grupo
de alunos, professores, pesquisadores e o seu uso em sala de aula
permite instigar a curiosidade dos estudantes e lançar desafios que
estimulem o raciocínio. Encontramos objetos de aprendizagem para várias
disciplinas, mas o que precisamos realmente reavaliar são as práticas
tradicionais que tem se mantido, mesmo com a utilização de novas
tecnologias. É necessário contextualizar o trabalho pedagógico
desenvolvido e embasá-lo em um planejamento coerente e com objetivos
claros.
“A expressão objetos de aprendizagem pode ser entendida como recursos
digitais que apresentam atividades multimídia, interativa, na forma de
animações e simulações. São configurados como blocos de conteúdo
educacional que podem apresentar uma certa independência, mas isso não
pressupõe que não possam ser articulados a outros objetos. Esta
configuração contribui, quando inserida numa proposta pedagógica, para
romper com a idéia de construção de conhecimento numa perspectiva
linear.”
“Existem vários autores que nomeiam estes recursos educacionais como:
componentes de software educacional; conteúdos de objetos
compartilháveis (ADL, 2001); objetos de conhecimento (Merril, 2001);
objetos educacionais (Sphorer, 2001); e objetos de aprendizagem
(IEEE/LTSC, 2000).” (Wikipédia)
Os objetos de aprendizagem podem ser empregados pelo professorpara:- Contextualização do tema curricular por meio de uma situação-problema
- Observação do fenômeno
- Interação com a situação-problema
- Interferência nos resultados observados
Correspondem a bancos de dados que armazenam metadados sobre objetos de aprendizagem e, em alguns casos, os próprios objetos. Através desses repositórios, é possível localizar, adicionar e obter os objetos para incorporá-los em nossa aplicação.
BIOE – Banco Internacional de Objetos Educacionais
PROATIVA-Grupo de pesquisa e produção de ambientes interativos e objetos de aprendizagem
RIVED – Rede Interativa Virtual de Educação
Rived UNIFRA
PROJETO CESTA - Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem
Portal
do Professor (MEC) -
LABVirt -
Química e Fisica
Laboratorio
Virtual de Matemática – UNIJUI
BANCOS
INTERNACIONAIS
MERLOT – Multimedia Educational Resources for Learning and Online Teaching
……………………………………………………………………………….
Saiba
mais sobre objetos de aprendizagem:
Projeto Linux Educacional 3.0 - Módulo 4………………………………………………………………………………….
Livro com artigos sobre objetos de aprendizagem
download
fonte: http://ticsinclusaoacessibilidade.wordpress.com/2012/06/16/objetos-de-aprendizagem/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Toda palavra é bem vinda!