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A Sala de Recursos Multifuncionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Ana Vieira Pinheiro é um espaço onde o AEE- Atendimento Educacional Especializado acontece considerando as necessidades específicas do aluno para complementar e/ou suplementar a sua formação, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que favorecem a inclusão e eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, fortalecendo sua autonomia na escola e fora dela.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Apraxia


Olá pessoal, como vocês já perceberam eu acompanho o blog da Johanna Melo Franco, Terapeuta Ocupacional Infantil Integração Sensorial, MétodoTeacch e Conceito Neuroevolutivo Bobath Infantil, Terapia Ocupacional Infantil e divulgo aqui atividades e conhecimentos que podem ser de muita ajuda para nós que fazemos o AEE. Ai vai mais uma da Johanna sobre APRAXIA:
 
 
A apraxia é uma desordem neurológica que se caracteriza por provocar uma perda da habilidade para executar movimentos e gestos precisos, apesar do paciente ter a vontade e a habilidade física para os executar a tarefa. Apraxia é o prejuízo na capacidade de executar atividades motoras, apesar de as capacidades motoras, função sensorial e compreensão estarem intactas para a tarefa exigida.

Na realidade Apraxia é a perda da capacidade de executar eficientemente a intenção para um ato para um determinado fim, mas não há comprometimento anatômico das estruturas cerebrais envolvidas na execussão desse ato (seja ele da musculatura voluntária, da fala, da mímica, etc).
 Eles apresentam prejuízo em sua capacidade de demonstrar com mímica o uso de objetos (por ex., pentear os cabelos) ou de executar atos motores conhecidos (por ex., acenar dizendo adeus).
A apraxia pode contribuir para déficits nos atos de cozinhar, vestir-se e desenhar. As perturbações na habilidade motora podem ser testadas pedindo que o indivíduo execute funções motoras.
Praxis é quando você pensa,eu quero colocar a minha calça,então o seu cérebro diz aos seus músculos quais medidas que precisam para realizar esta tarefa.
Quando você tem apraxia, você tem dificuldade do seu cérebro realizar o comando os seus músculos para realização da tarefa.
O termo pode ser usado para outras tarefas relacionadas, como, apraxia na fala, apraxia oral e apraxia para vestir.
Dicas de atividades para trabalhar o planejamento motor:

objetivo do jogo de balão é manter no ar e não deixar cair no chão.Pode jogar na postura sentada ou em pé

o objetivo do jogo de bola é jogar a bola sobre a mesa e pegar bola dentro do copo sem deixar cair no chão.Esta atividade trabalha acompanhamento visual enquanto observa a bola em sua direção e também controle motor e velocidade motora.


o objetivo do jogo de dominó é alinhar em fileira corretamente e depois derrubá-los.Exige uma precisão motora e boa habilidade perceptiva visual.

o objetivo do jogo saco espionagem-colocar pequenos objetos e cereais e selado com fita adesiva.A criança,então tem que se deslocar as peças dentro do saco e encontrar todos os objetos através desta pequena janela.


o jogo Twister é uma atividade ótima para trabalhar planejamento motor e habilidades motoras grossas

Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/search/label/Apraxia

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