AEE

AEE
A Sala de Recursos Multifuncionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Ana Vieira Pinheiro é um espaço onde o AEE- Atendimento Educacional Especializado acontece considerando as necessidades específicas do aluno para complementar e/ou suplementar a sua formação, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que favorecem a inclusão e eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, fortalecendo sua autonomia na escola e fora dela.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ROTEIRO PARA PLANO DE AEE

A. Dados de identificação

Nome do aluno:_____________________________________________
Idade:______ Série:___________Turma:_______Turno:________
Escola:________________________________
Professor do ensino regular:________________________________________
Professor do AEE:________________________________________________

B. Plano de AEE

São as ações desenvolvidas para atender as necessidades do aluno. São específicas do AEE para que o aluno possa ter acesso ao ambiente e a conhecimentos escolares de forma a garantir com autonomia o acesso, a permanência e a participação dele na escola.

1. Objetivos do plano:


2. Organização do atendimento:
• Período de atendimento: de (mês) ... a (mês) ...
• Freqüência (número de vezes por semana para atendimento ao aluno):
• Tempo de atendimento (em horas ou minutos):
• Composição do atendimento: ( ) individual ( ) coletivo
• Outros:


3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno
: Consulte o fascículo da disciplina em estudo para selecionar atividades relativas aos objetivos do Plano de AEE.


4. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno.



5. Adequações de materiais:
liste os materiais que necessitem de adequações para atender às necessidades do aluno (exemplo: engrossadores de lápis, papel com pautas espaçadas e outros).


6. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos
: liste os recursos materiais que precisam ser encaminhados para compra e /ou que já existem na sala de recursos multifuncionais.



7. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais
: terapeuta ocupacional para criar uma tesoura adaptada, costureira para fazer uma calça com enchimento para trabalhar com a criança e outros.



8. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:

• Professor de sala de aula
• Professor da Educação Física
• Colegas de turma
• Diretor escolar
• Equipe pedagógica
• Outros. Quais:


C. Avaliação dos resultados:


1. Indicação de formas de registro

O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução.
O registro da avaliação do plano deverá ser feito em um caderno ou ficha de acompanhamento, onde serão descritos pelo professor do AEE o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE e no ambiente familiar.
No registro, deverão constar as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: o que contribuiu para as mudanças constatadas; repercussões das ações do plano de AEE no desempenho escolar do aluno.


2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE.



D. Reestruturação do Plano:


Liste os pontos de reestruturação do Plano de AEE, caso os objetivos do Plano não tenham sido atingidos.
• Pesquisar e implementar outros recursos.
• Estabelecer novas parcerias.
• Outros.

Fonte- Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE
UFC / SEESP / UAB / MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda palavra é bem vinda!

Postar um comentário