AEE

AEE
A Sala de Recursos Multifuncionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Ana Vieira Pinheiro é um espaço onde o AEE- Atendimento Educacional Especializado acontece considerando as necessidades específicas do aluno para complementar e/ou suplementar a sua formação, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que favorecem a inclusão e eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, fortalecendo sua autonomia na escola e fora dela.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Como escolher a escola inclusiva?


Em que escola colocar o meu filho com necessidades especiais?

Neste período do ano muitos pais estão enlouquecidos com sua tarefa de casa: visitar escolas, entrevistar diretores e coordenadores, trocar informações e assim por diante.

Dicas para os pais:

-observar os aspectos físicos da escola. O prédio não precisa ser bonito e moderno, mas tem de ser seguro e acolher adequadamente as crianças.
(evitar presença de escadas e rampas muito inclinadas, móveis pontiagudos, brinquedos que oferecem risco de queda, piso sem proteção antiderrapante,O vaso sanitário é baixo? A criança tem fácil acesso às pias? As salas são arejadas? Há espaços abertos e ensolarados para a criança brincar?)

-observar os profissionais que vão cuidar do seu filho são pessoas carinhosas e distribuem atenção entre várias crianças.

-para cada sala de 10 a 12 alunos muito pequenos, são precisos pelo menos dois profissionais para prestar os devidos cuidados.

-evitar os professores que dão tarefas e propõem atividades o tempo todo, que se comunicam com seus alunos como se eles fossem maiores ou miniadultos, que trabalham a maior parte do tempo em salas fechadas.

-analisar a rotina da escola, é importante que ela seja adequada ao ritmo do seu filho.

-Linha pedagógica: nessa fase, o fundamental é que a criança seja bem acolhida emocionalmente, mas é importante também verificar quais são os desafios propostos para o seu desenvolvimento cognitivo e motor.

-Os pais devem ter atenção se a escola incentiva a solidariedade, o respeito, a ética, entre outros conceitos que formam o ser humano de caráter honroso.

-verificar os tipos de brinquedos,materiais,livros e recursos utilizados pela escola para o processo aprendizagem.

-evitar um tipo de disciplina muito rígida, que impõe distância no relacionamento com a criança e uma carga intensa de conteúdo e lições de casa que não pode ser acompanhada pela criança.

-prestar atenção no perfil do profissional que lhe atende. Se você for recebido por um coordenador ou professor capaz de explicar os métodos pedagógicos, é um sinal de que a escola valoriza o diálogo com os pais.

Quanto à participação da família na vida escolar, é importante ser uma mãe ou um pai presente e interessado nos estudos do filho, mas a confiança na escola é primordial.

Dica para as escolas
Direitos Humanos
Uma ótima idéia para trabalhar o tema da inclusão em sala de aula é a historinha do cartunista Ziraldo sobre os direitos humanos, onde o personagem principal é o Menino Maluquinho. São trinta artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
 
fonte:http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com

Um comentário:

Toda palavra é bem vinda!