Essas ideias de brincadeiras são para crianças que estão
aprendendo a
brincar com os pais e aprendendo a se comunicar através do contato
visual, das ações, sons ou palavras...
Pular nas almofadas
Coloque-as
no chão para pisar e
ajude seu filho a pular de um para outro. Diga "Pula!) logo antes de
ajudá-lo a pular. Quando o seu filho conhecer bem a brincadeira, fique
de frente para ele (cara a cara) e comece a esperar logo antes de
ajudá-lo a pular, Dê-lhe uma chance de olhar para você, sorrir, emitir
um som, ou mesmo dizer "Pula".
Puxar e Balançar o Cesto de
roupas
Ponha
o seu filho dentro, finja que o cesto de
roupa suja é um barco e balance o cesto pra frente e pra trás, Seu filho
pode , inclusive gostar que você o faça "cair"do barco. Depois que ele
estiver familiarizado com a brincadeira, fique cara a cara com ele e
comece a esperar logo antes de começar a balançar o barco. Seu
filho terá uma chance de olhar para você e pedir pela brincadeira
tocando você, começando a balançar o barco ou mesmo dizendo uma das
palavras que ouviu você dizer muitas vezes.
Esconde-esconde na caixas
Ponha
2 ou 3 caixas de boca para cima e esconda uma coisa (pode ser um
brinquedo preferido ou biscoito) que
ele gosta embaixo de uma delas. Ajude seu filho a achar a coisa e então
esconda de novo! Depois de ele conhecer bem a brincadeira, esconda
brinquedos,fotos da família ou gravuras,
fique cara a cara com ele e comece a esperar, segurando a caixa de boca
para baixo, logo antes que ele a levante. Dê-lhe uma chance de mostrar
ou dizer que levante a caixa!
Onde está o papai ou a mamãe?
Essa brincadeira ajudará seu
filho a aprender que ele pode conseguir a atenção das outras pessoas
falando seus nomes. Fique com seu filho sentado com um dos pais no sofá
enquanto o outro se esconde próximo ao filho (com uma almofada ou atrás
do sofá). O pai chama "Mãe" ou "Pai, conforme quem tiver se escondendo.
Imediatamente a
pessoa "escondida" vai pular, correr e fazer cócegas ou abraçar a
criança. O mesmo adulto deve voltar e se esconder e repetir o jogo.
Assim que seu filho estiver conhecendo bem a brincadeira, espere um
momento imediatamente antes de chamar o nome da pessoa. Preste atenção
se o seu filho faz alguma coisa para conseguir a sua atenção ou a
atenção da pessoa escondida!
"Tocar as partes do corpo com nariz de palhaço"
Ponha um nariz de palhaço no seu
filho e use partes do seu corpo para "tocar" o nariz de palhaço como
boca, nariz, mão, olho, orelha. O toque deve ser leve e divertido e dar
uma chance de que ele perceba
que você está chegando mais perto. Fale sobre o que você está
fazendo, como Nomeia as partes do corpo. Depois que ele estiver
familiarizado com a brincadeira, fique cara a cara e espere seu filho
mostrar ou dizer que ele quer.
Esconde-esconde dentro do chapéu
Ponha um chapéu na cabeça e esconda
sob ele uma coisa
pequena da qual a criança goste bastante . Ajude-o a adivinhar o que é
(dê dicas com sons ou palavras) e então deixe-o tirar seu
chapéu para revelar o que está escondido. Depois de conhecer bem a
brincadeira, pare com a cabeça no caminho de maneira que o seu filho não
possa tirar o chapéu imediatamente. Dê-lhe uma chance de dizer que está
debaixo do chapéu.
Faz de conta o Barco
finja que o caixa de papelão é um
barco, mas adicione
ações diferentes: gire-o, mova-o rápido ou devagar, faça "ondas" (toalha
azul) sobre as quais ele possa passar e acabe a brincadeira derrubando a
criança dentro da "água". Quando eles estiver conhecendo a brincadeira,
coloque-o dentro do barco e espere que eles digam o que querem . Para a
brincadeira ficar mais interessante, você pode mais tarde dar a opção
de ter companheiros de barco, como os brinquedos favoritos ou ajudá-lo a
fingir que nada até o sofá antes que um "tubarão" o alcance.
Hora de assistir
televisão dentro do carro (Faz de conta)
Ajudar a mamãe nas tarefas de casa. Limpar o vidro (atividade proprioceptiva)
Livros de papelão, tecido e de material plástico flexível
Se o seu filho prefere mastigar ou rasgar páginas, escolha livros feitos de materiais duráveis
que vão agüentar enquanto ele aprende como usar os livros do modo pretendido.
Os livros são bons para apontar e nomear coisas
Usualmente os livros que incentivam apontar e nomear contêm, em cada página,
uma ou duas figuras ou fotografias brilhantes e coloridas de coisas que seu filho
conhece bem. Estes livros podem ser sobre o alfabeto, números, animais, itens do
dia-a-dia, tais como comida e brinquedos, e rotinas diárias.
Depois
da brincadeiras de interação social e aprendizado.A criança pode
assistir televisão dentro da caixa de papelão com almofadas e
travesseiros para descanso e relaxamento.
Na
hora do banho,brincar emborrachados ou plastificados de faz de conta
(Lavar os carrinhos e passear no rua)
Pular
nas almofadas e depois brincadeira de faz de conta (ponte,pedras e rio)
Ajudar a mamãe nas tarefas de casa. Limpar o vidro (atividade proprioceptiva)
Ajudar a mamãe nas tarefas de casa como
puxar e carregar o cesto de roupa (atividade proprioceptiva)
Escolha os livros certos
Leve em consideração o que seu filho faz com um livro, sua compreensão, seus interesses
e o tipo de figuras que são significativas para ele.
Leve em consideração o que seu filho faz com um livro, sua compreensão, seus interesses
e o tipo de figuras que são significativas para ele.
Livros de papelão, tecido e de material plástico flexível
Se o seu filho prefere mastigar ou rasgar páginas, escolha livros feitos de materiais duráveis
que vão agüentar enquanto ele aprende como usar os livros do modo pretendido.
Os livros são bons para apontar e nomear coisas
Usualmente os livros que incentivam apontar e nomear contêm, em cada página,
uma ou duas figuras ou fotografias brilhantes e coloridas de coisas que seu filho
conhece bem. Estes livros podem ser sobre o alfabeto, números, animais, itens do
dia-a-dia, tais como comida e brinquedos, e rotinas diárias.
Livros
interativos
Estes livros fornecem coisas para seu filho fazer, mesmo que ele ainda não fale ou
aponte figuras. As crianças gostam de livros com janelas para abrir, botões para
pressionar e tecidos com diferentes texturas para tocar. Muito antes de reconhecer
o significado das figuras debaixo das janelas ou os sons que os botões criam, elas
aprendem que os livros podem ser divertidos.
Livros de histórias simples
À medida que a compreensão de seu filho aumenta, escolha livros que tenham um
enredo simples com um começo, meio e fim. No início, as histórias devem ser sobre
coisas que seu filho está familiarizado, tais como a visita à casa de um amigo, uma
rotina diária conhecida ou um problema que ele possa se deparar. Depois, apresente
livros de história que incentivem seu filho a usar sua imaginação
Estes livros fornecem coisas para seu filho fazer, mesmo que ele ainda não fale ou
aponte figuras. As crianças gostam de livros com janelas para abrir, botões para
pressionar e tecidos com diferentes texturas para tocar. Muito antes de reconhecer
o significado das figuras debaixo das janelas ou os sons que os botões criam, elas
aprendem que os livros podem ser divertidos.
Livros de histórias simples
À medida que a compreensão de seu filho aumenta, escolha livros que tenham um
enredo simples com um começo, meio e fim. No início, as histórias devem ser sobre
coisas que seu filho está familiarizado, tais como a visita à casa de um amigo, uma
rotina diária conhecida ou um problema que ele possa se deparar. Depois, apresente
livros de história que incentivem seu filho a usar sua imaginação
Fonte:http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Toda palavra é bem vinda!