AEE

AEE
A Sala de Recursos Multifuncionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Ana Vieira Pinheiro é um espaço onde o AEE- Atendimento Educacional Especializado acontece considerando as necessidades específicas do aluno para complementar e/ou suplementar a sua formação, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que favorecem a inclusão e eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, fortalecendo sua autonomia na escola e fora dela.

terça-feira, 22 de maio de 2012

PAIS DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL


As palavra que seguem são de um lindo jovem chamado Jorge, autor do blog http://jorgecamposrodrigues.blogspot.com.br/ . Jorge tem paralisia cerebral e como ele mesmo afirma nem por isso é menos ou mais que os outros. Ficam ai suas dicas para os papais e mamães:

SER PAI E SER MÃE É UM DESAFIO FEITO DE MOMENTOS DIFÍCEIS E MOMENTOS MARAVILHOSOS


1. O VOSSO FILHO É UM MEMBRO DA FAMÍLIA COMO OS OUTROS
POR ISSO, tratem-no como tal, acarinhem-no mas não o amimem, amem-no, mas não o super proteja
.
2. O VOSSO FILHO NASCEU DO CASAL, POR ISSO AMBOS SÃO RESPONSÁVEIS POR ELE. PORTANTO, partilhem as tarefas, tornar-se-á assim a vida mais fácil e o vosso filho sentir-se-á mais feliz.
3. TENTEM NÃO CRIAR BARREIRAS ENTRE VÓS E OS OUTROS, DIGAM DE INÍCIO A VERDADE SOBRE O VOSSO FILHO, podem ter a certeza que depressa se criará à vossa volta um círculo de pessoas que vos quererão ajudar.

4. PEÇAM AJUDA E ACEITEM A QUE VOS OFERECEREM. OS OUTROS SÓ VOS PODERÃO AJUDAR SE LHES FOR DADA A OPORTUNIDADE PARA ISSO. PORTANTO, deixem que os tios, primos, avós e vizinhos tratem dele quando necessário - eles saberão, se os ensinarem, a cuidar dele até vocês regressarem. Sentirão, assim, que os outros colaboram e o vosso problema será repartido e mais leve.

5. TENTEM QUE AS OUTRAS CRIANÇAS BRINQUEM COM ELE. Expliquem-lhes que o vosso filho aprecia a brincadeira, apesar de não poder mover-se como eles.

6. AJUDEM OS OUTROS A PERCEBER O VOSSO FILHO, RESPONDENDO ÁS SUAS PERGUNTAS. Acreditem que o melhor meio de mentalização da sociedade são os pais, através do seu comportamento natural.

• Subsistemas sociais (apoio social laboral)
• Centro Regional de Segurança Social
• Centro de Saúde
• Hospital
• Santa Casa da Misericórdia
• Associações de Pais.

7. MÃE, QUANDO ESTIVER MESMO CANSADA, NÃO DEIXE QUE A FALTA DE PACIÊNCIA CHEGUE. Descanse, descanse mesmo. Saia com o marido ou com os amigos. Acredite que o seu filho beneficia mais de uma mãe feliz e descansada durante duas horas do que de uma mãe cansada durante todo o dia.

8. É IMPORTANTE QUE OS PAIS CONTINUEM A TER VIDA DE CASAL, tão importante é para vós como, para o vosso filho sentir que tem pais unidos .

9. AJUDEM O VOSSO FILHO A APRENDER A COMPORTAR-SE SOCIALMENTE. Na aprovação dos pais a criança começa a perceber o que deve ou não fazer CONTUDO, não o critiquem continuadamente, estimulem as atitudes correctas, não esqueçam que o estímulo ou desaprovação deverá ser dos dois - pai e mãe.

10. O FUTURO DO VOSSO FILHO É CONSTRUÍDO DEGRAU A DEGRAU. Ajudem-no a desenvolver ao máximo as possibilidades presentes e estimulem-no a atingir a etapa seguinte. Tristezas, preocupações, esperanças em milagres não ajudam, só prejudicam. Progresso, só um pequeno que seja, permite manter a esperança de que haja outro passo em frente.

11. EXPRIMAM AS VOSSOS OPINIÕES, PERGUNTEM TUDO O QUE FOR NECESSÁRIO PARA VÓS E PARA A VOSSA CRIANÇA. Do vosso contacto diário com a criança, vão conhecê-la melhor que ninguém. Os técnicos estão em função de vós e do vosso filho.. Juntos, pais e técnicos formam uma equipa coesa.

12. APESAR DE O VOSSO FILHO PODER ESTAR DEPENDENTE FISICAMENTE DE VÓS ELE EVOLUI. PORTANTO, comportamento a ter com o vosso filho aos 12 meses não deverá ser o mesmo a ter com ele aos 2 anos e assim progressivamente.

13. TORNAR A CRIANÇA INDEPENDENTE É VERDADEIRO AMOR. O vosso filho tem o direito de crescer e ser ele próprio. A ser tão independente quanto possível. Algumas falhas que surjam na vossa relação com ele são naturais e fazem parte da descoberta que pais e filhos partilham através de uma relação íntima que se está a formar e desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda palavra é bem vinda!