AEE

AEE
A Sala de Recursos Multifuncionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Ana Vieira Pinheiro é um espaço onde o AEE- Atendimento Educacional Especializado acontece considerando as necessidades específicas do aluno para complementar e/ou suplementar a sua formação, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que favorecem a inclusão e eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, fortalecendo sua autonomia na escola e fora dela.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Para tudo! - Educação Inclusiva um passo a mais



Novidade boa é para ser contada mas confesso que está difícil conciliar tantos afazeres. Esse ano já iniciou conturbado e não postei nada aqui porque qualquer palavra que escrevesse seria de tristeza, desanimo e frustração mas agora que tudo passou vale a pena arrumar um tempo e postar a novidade.

Ano passado já estava cansada de lutar para ter respeitado o direito do meu filho de ter um cuidador na escola e estava cogitando o fato de ter que trocá-lo de escola mas a promessa da chegada do cuidador para fevereiro deste ano me fez renovar a matrícula, comprar os uniformes, materiais e deixar tudo preparado para mais um ano letivo.

Lucas porém estava desde novembro com alergia a fralda descartável e desesperado para voltar para a escola. Não aguentava mais ficar em casa mas na volta as aulas fiquei frustrada. Ninguém sabia nada a respeito do cuidador e não tinha sequer espaço para fazer a troca de fralda. Não dava para deixá-lo voltar naquele estado e ele viu o irmão ir para a escola enquanto ele tinha que ficar em casa conosco perguntando quando poderia ir também.

Corri para a Vara da Infancia e cheguei até a ser rude. A promotora me recebeu da mesma forma que cheguei lá, arisca, mas no final nos entendemos. Infelizmente nem mesmo a promotoria pode fazer muita coisa e lá fui eu, depois de uns telefonemas e algumas outras tentativas, decidi que era hora de ir direto ao ponto. Escrevi uma carta ao Secretário de Educação ilustrando com fotos de Lucas e finalmente a situação começou a andar.

Essa é uma história muito longa, difícil, desanimadora e triste. O descaso com a educação das crianças com deficiência chega a me abater em alguns momentos.  Ainda bem que avançamos um pouco. Depois de muita briga conseguimos finalmente o cuidador para o Lucas e para as demais crianças que necessitam e estudam na mesma escola. Chegaram dois cuidadores um homem e uma mulher para esses alunos.

Quanto a Lucas, está mais satisfeito, alimenta-se melhor, não temos mais problemas de roupas molhadas de xixi. Só temos que comemorar pois o rapaz que cuida dele é muito dedicado, alegre e apesar de não ter experiência está conseguindo realizar um ótimo trabalho.

Essa luta não foi nada fácil e nem vou entrar em detalhes mas passei por maus bocados. Foram momentos que me fizeram pensar e querer desistir mas valeu a pena quando finalmente conseguimos nosso objetivo, quando vemos o resultado positivo dos nossos esforços. Infelizmente nosso país só avança dessa maneira.

Já faz mais de um mês que o cuidador chegou na escola e Lucas no início fazia questão de contar para as pessoas que "chegou o cuidador". Agora nos resta renovar as forças e partir para uma nova luta em busca de novos objetivos ficando na torcida para que outros pais entrem nessa luta também porque juntos fica muito mais fácil!

Essa foto é do primeiro dia de aula e agora temos mais motivos para ir a escola todos os dias já que temos transporte e cuidador. Viva os avanços!!

     Fonte: http://umamaeespecial.blogspot.com.br/2013/05/para-tudo-educacao-inclusiva-um-passo.html

Um comentário:

Toda palavra é bem vinda!