AEE

AEE
A Sala de Recursos Multifuncionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Ana Vieira Pinheiro é um espaço onde o AEE- Atendimento Educacional Especializado acontece considerando as necessidades específicas do aluno para complementar e/ou suplementar a sua formação, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que favorecem a inclusão e eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, fortalecendo sua autonomia na escola e fora dela.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O dom do autismo


"Enquanto falo com você, você olha nos meus olhos. Minhas palavras penetram nos seus ouvidos, são levadas ao seu cérebro e lá são filtradas por tudo que você conhece ou sabe ou lhe foi passado como verdadeiro durante todo seu aprendizado. Enquanto você me ouve, eu fico olhando nos seus olhos. A expressão contida neles, ou em torno, me dizem se você acreditou no que lhe disse, se sinceramente acha que lhe contei a verdade.
Desse feedback biológico eu tiro as próximas palavras, baseadas no princípio de que eu realmente necessito que você acredite em mim. É o processo mágico da comunicação, base concreta do aprendizado social.
Bem, e se você não possuísse tais filros? E se você fosse simplesmente intuitivo, como se adivinhasse a verdade pura e nua no simples fluir das palavras? E se você, enquantor falo, sequer olhasse meus olhos? Como é que eu poderia aferir se a comunicação estaria sendo eficaz, se você realmente estaria entendendo o que o que eu falo? Se você não fixa os seus olhos nos meus, como é que eu continuo? Afinal, você está me ouvindo ou não?
Poderíamos reformular, mais ou menos desta maneira:
Enquanto eu falo com você, você olha nos meus lábios. Minhas palavras penetram nos seus ouvidos, são levadas até seu cérebro e, lá, não são filtradas, pelos singelo fato de que você não tem filtros. De tudo o que lhe foi passado, você guardou apenas e tão somente o que era verdadeiro. Enquanto você me ouve, fico olhando seu olhos, mas não consigo penetrá-los. Não preciso prescrutar suas expressões para saber se você acreditou nas palavras que lhe disse. Você sempre sabe quando estou sendo sincero, porque não ouve com os sentidos, mas com as sensações. Não conseguiria mentir para você, porque não se mente para um anjo. E você é um puro anjo de barro." 
 
Texto de Manuel Vázqez Gil postado em seu blog O dom do Autismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda palavra é bem vinda!