AEE

AEE
A Sala de Recursos Multifuncionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Ana Vieira Pinheiro é um espaço onde o AEE- Atendimento Educacional Especializado acontece considerando as necessidades específicas do aluno para complementar e/ou suplementar a sua formação, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que favorecem a inclusão e eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, fortalecendo sua autonomia na escola e fora dela.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

II SEMINÁRIONACIONAL SOBRE HISTÓRIA EIDENTIDADE CULTURAL DOS POVOS SURDOS

FAPAZ EVENTOSCIENTÍFICOS E CULTURAIS LTDA.
EDITAL



 O CEFOP – CENTRO FAPAZ DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, instituiçãomantida pela FAPAZ EVENTOS CIENTÍFICOS E CULTURAIS LTDA., divulga asdiretrizes para inscrição de COMUNICAÇÕES ORAIS a serem apresentadas durante o IISEMINÁRIO NACIONAL SOBRE HISTÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL DOS POVOS SURDOS, cujarealização será nos dias 02 e 03 de março de 2012, no CENEP - Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire - Natal/RN,

1- DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS:

O II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE HISTÓRIA E IDENTIDADECULTURAL DOS POVOS SURDOS tem porobjetivos:

- compreender os aspectos  sócio-históricos do movimento daComunidade Surda no Brasil e no mundo;
- promover a integração institucional entre os militantes da causa surdano Brasil e, mais propriamente na Regional Nordeste;
- fomentar a relação acadêmico-científica e a Comunidade Surda;
- socializar experiências e pesquisas de promoção e inclusão/integraçãoda pessoa surda no mercado de trabalho.
- valorizar a Iniciação Científica.

2 - DO TEMA:

O tema central do Seminário Nacional será “"PERSPECTIVASSURDAS EM UM MUNDO GLOBALIZADO: exemplos mundiais de inserção socioeducacionaisda pessoa surda a serem seguidos"”.

Assim, elegemos os GT’s – Grupos de Trabalhos, aseguir, de modo que a submissão da COMUNICAÇÃOORAL ou PAINEL estejadiretamente correlacionado:



GRUPOS DE TRABALHO


GT1 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS


GT2 - MODELOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS


GT3 - IDENTIDADES SURDAS FUNDAMENTANDO A EDUCAÇÃO


GT4 – ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA COMUNIDADE  SURDA E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO.


GT5 – LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO DE SURDOS


GT6 - EDUCAÇÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR


3-REALIZAÇÃO DO II SEMINÁRIO NACIONAL SOBREHISTÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL DOS POVOS SURDOS

Período           :     02 e 03 de março de 2012..
Horários          :     02/03/2012 - das 14h às 19h –Credenciamento
                               02/03/2012- 19h - Abertura oficial.

                               02/03/2012- das 19h30 às 21h – Conferência de Abertura.


                             03/03/2012- das 09h às 13h – Comunicações Orais


                                                                  Oficinasde LIBRAS
                                                                  Oficinas de Escrita de Sinais
                                                                  Minicurso de Fundamentos da Educação de Surdos
                                                                  Minicurso de História, Cultura e Identidade Surda
                                                                  Minicurso de Metodologia do Ensino Aplicada à Educação de Surdos


                            03/03/2012  - 12h às 15h – Apresentação dosPainéis


                             03/03/2012- das 15h às 17h - Conferência de Encerramento
                             03/03/2012- das 17h às 18h - Encerramento
03/03/2012- das 18h às 20h - Entrega da Certificação aos Participantes

4- DAS INSCRIÇÕES E APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS (INDIVIDUAL OU EM GRUPO) II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE HISTÓRIA E IDENTIDADECULTURAL DOS POVOS SURDOS:

Inscrições: 01 de novembro à 31 de dezembro de 2011.

- As COMUNICAÇÕESORAIS serão apresentadas individualmente ou em grupo de nomáximo três componentes;

-  Os PAINÉIS serão apresentados individualmente ou em grupo de no máximo três componentes;

- Os participantes apresentadores de painéisindicarão um representante para fazer dirimir questões que façam referências aogrupo ou ao trabalho apresentado;

- Durante a apresentação do PAINEL, dia03/03/2012, das 12h às 15h, deverá haver pelo menos um representante do grupopara apresentar o trabalho aos visitantes e no momento da avaliação;

- Para apresentação em formato PAINEL, ficará acritério de o grupo apresentar apenas o resumo  ou artigo completo;

- Para apresentação no formato PAINEL será permitida a inscrição de até 03 trabalhos que deverão contemplaruma das linhas de pesquisa supracitadas;

- o formato padrão do banner/painel será de 90 cm (setentacentímetros) de largura e 120 cm (cento e vinte centímetros)  de altura,conforme modelo próprio anexo deste Edital.

- O valor da Inscrição individual será de R$ 40,00 (quarenta reais) para alunosdo CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS da FATERN ou qualquer outra IES e/ou do CURSO LETRAS/LIBRAS da UFSCou da UFPB e R$ 50,00 (cinquenta reais) para alunos de outras IES, bem comoprofissionais da educação, fonoaudiologia, saúde ou quaisquer outras áreas doconhecimento humano que deseje submeter e apresentar sua COMUNICAÇÃO ORAL ou PAINEL para apresentação durante o II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE HISTÓRIA E IDENTIDADECULTURAL DOS POVOS SURDOS.

- Para efetuar a inscrição de uma ou mais COMUNICAÇÃO ORAL e/ou PAINEL no Evento todos os membros deverão fazer depósito(s)do valor da inscrição conforme dados abaixo:

Banco                         :BANCO DO BRASIL.
Agência                      :4486-5
Conta  Corrente         : 8286-4
Em nome de               :JOSÉ FLÁVIO DA PAZ

OBSERVAÇÃO: Cadamembro do trabalho em grupo efetuará o pagamento individualmente dos mesmosvalores descritos anteriormente;

- Todos os membros devem ser identificados com nomes completos, vinculoinstitucional e e-mail de contato, além dos dados do(a) orientador(a), quandofor o caso;

- Caso algum dos componentes não compareça a apresentação da COMUNICAÇÃO ORAL ou PAINELnão farájus a certificação de apresentação.

- O valor correspondente a taxa de inscrição para apresentação de COMUNICAÇÃO ORAL ou PAINELgarantirá a participação nasConferências de abertura e de encerramento, bem nas demais apresentações orais,sendo que para uma segunda Certificação será necessário 100% de assiduidade.

- O ARTIGO COMPLETO  (Obrigatóriopara os apresentadores das Comunicações Orais e opcional para os apresentadoresdos PAINÉIS) eo RESUMO (Obrigatório paraos apresentadores dos PAINÉIS) deverá ser anexado e enviado pelo e-mail: insurdo@gmail.com, até as23h59 do  dia 31/12/2011, juntamente como(s) comprovante(s) do(s) depósito(s), e no dia da apresentação, uma versãofinal digitalizada (CD ou DVD) do trabalho e três vias impressas;

- Cada participante só poderá se inscrever em no máximo 03 (trabalhos)trabalhos  para as Comunicações Oras e 03 (três) no caso de apresentaçãoem Painel.

- O trabalho deverá contemplar um ou doisbdos temas dos GT’s apresentados noitem 2 deste Edital;

- A Coordenação permitirá que qualquer profissional, das mais diversas áreas doconhecimento humano e aluno(a) surdo(a) ou ouvinte de qualquer IES, bem como,organizações governamentais ou não-governamentais possam apresentar sua(s) COMUNICAÇÃO ORAL e/ou PAINEL.

- A inscrição de Artigos ou Resumo não garante a aceitação para apresentação noevento. Entretanto, no caso de não aceite da sua COMUNICAÇÃO ORAL ou PAINEL, será garantida sua participação como ouvinte no II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE HISTÓRIA E IDENTIDADECULTURAL DOS POVOS SURDOS.

- Os Artigos ou Resumos serão avaliados por umcomitê científico que validará ou não a apresentação da COMUNICAÇÃO ORAL e/ou  PAINEL submetido àapreciação.

- No dia 31 de janeiro de2012  será emitida uma CARTA DE ACEITE confirmando a apresentação da COMUNICAÇÃO ORAL e/ou do PAINEL, bem como informando, dia, hora e local de talação.

- Os Certificados dos(as) apresentadores de COMUNICAÇÃO ORAL e/ou do PAINEL serão entregues logo após o encerramento das suasapresentações pela Coordenação dos GT’s.

- As inscrições para participantes SEM apresentaçãode COMUNICAÇÃO ORAL terá início dia 05 de janeiro de 2012.





- Os inscritos na condição de Estudante do EnsinoMédio, Estudante universitário, Intérprete de LIBRAS, Graduandos do CursoLetras/LIBRAS da UFPB e  Professores da Educação Básica deverão comprovarsua condição através de declaração de vínculo ou carteira de estudante, excetoos alunos do Letras/LIBRAS da UFSC e da Especialização em LIBRAS da FATERN.

- Para efetuar a inscrição no Evento o participantedeve fazer depósito do valor da inscrição, scannear o comprovante e enviar conforme dados exposto acima.

- Os inscritos SEM apresentação de COMUNICAÇÃO ORAL ou PAINEL terão acesso à Conferência de Abertura e aos espaçosaonde serão apresentadas as COMUNICAÇÕES ORAIS. Somente terão direito àscertificações de participantes, os inscritos nessa categoria, os inscritos paraapresentação de trabalhos e os participantes das Oficinas que freqüentarem omínimo de 75% do evento e que assinarem as respectivas listas de presença.

- O modelo oficial do Artigo e as respectivasorientações estéticas compõem o anexo I deste Edital e deverá ser solicitadopelo e-mail acima citado.

Natal, 30 de outubro de 2011.



Prof. José Flávio da Paz
Diretor do CEFOP/FAPAZ
Presidente do II Seminário Nacional Sobre História e Identidade Cultural dosPovos Surdos
http://insurdo.blogspot.com/
insurdo@gmail.com
(84) 8801 7458 / 9114 0840 / 9604 1168

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda palavra é bem vinda!