AEE

AEE
A Sala de Recursos Multifuncionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Ana Vieira Pinheiro é um espaço onde o AEE- Atendimento Educacional Especializado acontece considerando as necessidades específicas do aluno para complementar e/ou suplementar a sua formação, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que favorecem a inclusão e eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, fortalecendo sua autonomia na escola e fora dela.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Hino Nacional Brasileiro cantado por Sara Bentes


Sara Bentes nasceu em Volta Redonda, RJ, deficiente visual,  demonstrou desde muito cedo seus talentos artísticos, interessando-se pelo desenho, literatura, teatro, mas sua tendência mais forte foi sem dúvida a música. Filha de músico e escritor, teve desde criança um ambiente bastante propício para desenvolver uma percepção musical muito aguçada, além de ter freqüentado alguns cursos de teoria e instrumento musical para crianças. aos 13 anos de idade iniciou seu contato com o palco e com técnicas de canto no coro do colégio onde estudava e em seguida nos principais coros de sua cidade. Dali começou uma intensa participação em dezenas de festivais de música, ao lado do pai e da irmã, por vários estados brasileiros. Ao longo de sua adolescência, a cantora e compositora estudou piano erudito e popular, teoria musical, harmonia funcional, oboé, Técnicas de Canto na mpb, Conjunto Vocal, Improvisação e teatro musical
Dentre os diversos prêmios de Melhor Intérprete e Melhor Música que a cantora e compositora coleciona, está o prêmio do concurso internacional para jovens solistas Rosemary Kennedy, em 2003. A premiação levou-a a se apresentar no Kennedy Center, em Washington DC, E.U.A., e lhe rendeu participações em festivais internacionaisna cidade de Módena, na Itália, em Córdoba, Argentina, por duas vezes, e mais um show na capital americana, em um congresso promovido pelo BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em sua bagagem internacional, Sara traz ainda 3 meses na Itália, cantando repertório de Vivald, no coro do Festival de Música Antiga de Magnano, em 2001.
Nos países por onde passou, Sara teve grandes participações em canais de TV, principalmente nas mídias Argentina e italiana, bem como inúmeras apresentações em programas da TV Brasil, na novela América, programa Fantástico e programa Ação, Rede Globo, e em outros canais de TV e rádios brasileiras.
Além de inúmeros shows também pelo Brasil, Sara cantou por 4 anos com a Orquestra Sinfônica da CSN, Companhia Siderúrgica Nacional. O repertório da orquestra passeava facilmente do erudito ao popular, proporcionando a Sara o desenvolvimento de sua plasticidade vocal e sua flexibilidade como intérprete. Neste trabalho Sara atuou tanto como corista quanto solista e dividiu o palco com Gilberto Gil e outros artistas consagrados.
Com experiência no samba, chorinho, bossa nova, mpb em geral, a compositora traz em sua obra influências de Tom Jobim, Caetano Veloso, Chico Buarque, Noel Rosa, música mineira, além da evidente tendência para a world music, cantando o amor, a beleza do dia-a-dia, a natureza e o positivismo em suas letras repletas de poesia. Mais recentemente mergulhou no universo da música infantil e tem sido grande sua produção para este público.
Seja como compositora ou como intérprete, Sara destaca-se pela criatividade, sensibilidade e pela capacidade de emocionar suas platéias. Em casa mesmo grava e monta os arranjos, instrumentais e vocais, de suas músicas e das de autores consagrados que escolhe interpretar, demonstrando grande facilidade em passear pelas tendências vocais que mais lhe agradam executar; observa-se em sua interpretação toques orientais, clássicos, newage, bem como a malandragem de um samba autêntico brasileiro. A diversidade de idiomas também é um ponto forte em seu repertório.
Sara estudou jornalismo, e com experiências ainda na dança, na literatura, nas artes visuais e no teatro, como atriz e como produtora de trilha sonora, tem vários projetos também fora da música. Ela é apresentadora e repórter do Telelibras, o telejornal mais acessível do Brasil, por atender a todos os públicos, sem exceção. O Telelibras é um projeto da ONG Vez da Voz e é veiculado em alguns canais de TV e portais na Internet. Por ter nascido com uma deficiência, desde a adolescência Sara integra grupos e movimentos que promovem a inclusão social de pessoas com deficiência, e dedica grande parte de seu tempo e sua arte a esta causa. Além de ministrar palestras em empresas, escolas e outros grupos, atua como artista e jornalista na Vez da Voz, que por meio de diversos projetos trabalha pela integração de pessoas com todo tipo de deficiência. Há alguns anos, Sara foi uma das protagonistas do Projeto Percepções, expedição de três meses, por 9 países da América do Sul, exibido semanalmente pelo programa Fantástico, rede Globo, de Novembro de 2005 a Fevereiro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda palavra é bem vinda!