Recomendado para crianças de 1º ao 9º ano.
O objetivo desta atividade é experenciar como uma pessoa com autismo pode perceber o mundo.
Materiais:Blusa de manga comprida com velcro pelo lado de dentro. Cole a parte áspera do velcro.
Sapatos de número grande.
Óculos com vaselina (ou qualquer creme) nas lenntes.
Grupo de pelo menos 3 crianças.
Atividade:
Tato: para experienciar como uma pessoa com autismo pode sentir seu corpo, peça que um aluno vista a blusa com velcro e leia um texto de média dificuldade.
Peça que ele leia o mesmo texto, agora sem a blusa e comente a diferença que sentiu na concentração nas duas situações.
Faça o mesmo com outros alunos.
Explique, então, que algumas pessoas com autismo, sentem que a roupa incomoda, por mais macia que possa ser para nós, e sua concentração está sendo constantemente bombardeada por essa experiência táctil desagradável.
Peça aos alunos para refletirem como seria viver assim.
Visão: para experienciar como uma pessoa com autismo pode enxergar, peça que um aluno coloque os óculos com vaselina nas lentes e circule pela sala de aula, depois que ele copie um texto da lousa.
Faça o mesmo com outros alunos.
Explique, então, que algumas pessoas com autismo, enxergam desta maneira ou de outras também distorcidas, que algumas pessoas ficam com a visão aida mais perturbada quando expostos a luz do Sol ou lâmpadas fluorescentes (que estão em vários estabelecimentos comerciais).
Peça aos alunos para refletirem como seria viver assim.
Audição: para experienciar como uma pessoa com autismo pode ouvir, divida os alunos em grupo de três e peça que um seja o contador de história, outro o ouvinte e o terceiro o distrúrbio auditivo.
O contador conta uma história simples enquanto o distúrbio faz sons diversos no ouvido do ouvinte, faça a atividade por 3 minutos.
Depois peça que o ouvinte reconte a história.
Explique, então, que algumas pessoas com autismo, ouvem mais sons que nós porque o cérebro deles não consegue anular ruídos como o nosso.
Peça que tanto o ouvinte fale de sua experiência, tanto o contador da história.
Peça aos alunos para refletirem como seria viver assim.
Perguntas a fazer para a classe:
Perguntas a fazer para a classe:
Você já sentiu que ninguém entende o que vocês querem comunicar?
Você já se sentiu ignorado?
Como você se sentiria se você não tivesse amigos?
Como você poderia fazer um colega se sentir bem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Toda palavra é bem vinda!